Vale a pena tirar CLCB? Saiba tudo aqui!

    Sem dúvida, quanto mais se puder simplificar as documentações, melhor. Por tentar fugir da burocracia e os custos, há quem tenha dúvidas se o CLCB SP é mesmo imprescindível ou se dá para manter o imóvel regularizado sem ele.

    Infelizmente, não dá: em certos casos, o CLCB é tão importante que pode ser suficiente para interditar uma empresa ou uma casa que não o tenha, deixando esse imóvel na condição de irregular. Como consequência, os financiamentos são vetados em qualquer banco.

     

    CLCB significado

     

    O CLCB significado é o seguinte: Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros. Sendo assim, essa é uma licença que os bombeiros emitem quando o imóvel residencial ou comercial tem todas os requisitos de segurança. É válido deixar claro que há muitos critérios e que o Corpo de Bombeiros não flexibiliza nenhum deles.

    Para a solicitação do CLCB, é comum ser necessário primeiro o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que inclui uma vistoria obrigatória e um projeto técnico. Os dois documentos de segurança são obrigatórios em casos como:

     

    • Ampliação de área (quando a empresa cresce ou quando se quer construir um segundo andar na casa);

     

    • Construção e reforma (nem todas as reformas exigem o CLCB, apenas as que podem alterar a estrutura. Em todo caso, os bombeiros podem esclarecer);

     

     

    • Regularização de construções;

     

    • Mudança na ocupação de uso (quando uma casa vai passar a ser uma clínica odontológica, por exemplo. O mesmo acontece quando alguém compra um local comercial e quer transformá-lo em residência);

     

     

    • Construções provisórias (como exposições)

     

    Em que situações o CLCB Corpo de Bombeiros SP é emitido?

     

    Para que os bombeiros emitam o CLCB, é necessário primeiro ter ocorrido uma vistoria e isso significa a redação de um projeto técnico; este, no entanto, deve ser feito somente por pessoas que estão registradas no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

    Além disso, o local deve ter sinalização de saída de emergência, mangueira, extintores, luzes de emergência e facilitar a entrada do Corpo de Bombeiros para que um eventual socorro seja prestado.

     

    CLCB bombeiros e AVCB

     

    O CLCB bombeiros é um pouco diferente do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Ambos têm a finalidade de analisar se o imóvel atende às regras de prevenção e controle de incêndios, mas o AVCB exige uma vistoria, o que não acontece no CLCB.

    Devido a isso, requerer primeiro o AVCB é muito melhor: afinal, para que o CLCB seja emitido pela Internet, é claro que os bombeiros precisarão da garantia de uma análise rígida e que ainda esteja dentro da validade (varia de 2 a 5 anos).

     

    Como emitir CLCB

     

    A esta altura, muita gente se pergunta como tirar CLCB e, geralmente, não há dificuldade: é só acessar o site Via Fácil Bombeiros (tomando cuidado para incluir a sigla do Estado na busca) e fazer a requisição do documento.

    Importante deixar claro que o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros precisa ser pedido pelo responsável pelo imóvel residencial ou comercial.

    Gostou desse artigos? Clique aqui para mais ler!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *