Dedetizadora zona norte – O que é cupim?

    Os cupins são insetos desagradáveis não entendem o que são edifícios históricos ou casas muito caras, por isso não hesitam em estragar tudo o que cruza seu caminho.

    Esses animais são considerados uma praga em todo o mundo. De fato, existem mais de 2.000 espécies de cupins no mundo, algumas piores que outras.

    Se você já teve um problema como esse em casa, com certeza verificou o quanto são irritantes esses insetos. Muitas vezes, é mais eficaz chamar uma equipe especializada como Descupinização na Zona Norte, para encerrar o problema e salvar os seus bens dos estragos dessa praga.

    O que são cupins?

    Também conhecido como formigas-brancas, as térmitas ou cupins são pequenos insetos pertencentes à ordem Isoptera. Eles são identificados por insetos sociais, porque eles vivem em colônias e a alimentação gira em torno da madeira e outros materiais carregados com celulose.

    A maioria desses animais vive em climas tropicais e subtropicais, no entanto, climas temperados também são um alvo perfeito para essas pragas. No Brasil, grande parte dos ataques de cupins é liderado pelo cupim subterrâneo, uma das espécies mais preocupantes, capaz de causar danos profundos a edifícios e casas.

    Eles costumam fazer ninhos ou cupins no subsolo, a cerca de 20 ou 40 metros do local onde a presença for detectada. Esses bichos se reproduzem em massa, criando colônias de até 3 milhões de indivíduos e projetando canais dentro da madeira, o que torna esses insetos mais difíceis de detectar.

    Em resumo, esses animais podem se tornar um problema real se não forem interrompidos a tempo, pois são capazes de comer uma peça de mobiliário inteira ou, pior, acabar com todas as bases de uma construção.

    Por que os cupins aparecem?

    Existem várias razões pelas quais os cupins costumam aparecer, e um delas tem haver com as condições ambientais. Como esperado, esses insetos são especialmente atraídos para lugares onde podem atender às suas necessidades básicas, que são: água, comida e um abrigo quente.

    A presença dos cupins se torna ainda mais visível durante o inverno, já que o frio e a umidade típicos da estação dificultam a sobrevivência e a proliferação desses insetos, razão pela qual tendem a ficar dentro de casa.

    Como dito, os cupins se alimentam de materiais compostos de celulose, como madeira, papelão e papel, de modo que, se você tiver madeira para construção dentro de casa e em contato com o solo, estará oferecendo a eles o lugar ideal para hospedagem.

    Nesse caso, o mais recomendado é deixar um espaço de 10 cm entre o chão e a madeira, embora seja melhor se você não empilhar esse material dentro de casa ou nas proximidades.

    Além disso, toras antigas e resíduos de construção geralmente atraem esses insetos, por isso é aconselhável remover e preferir madeira tratada sob pressão ou naturalmente resistente, ao invés de madeira comum para construção.

    Para determinar se há uma infestação de cupins, observe os sinais da presença desses insetos, como pilhas de serragem, pisos ou tetos elevados e tubos de lama na base da estrutura.

    Ao menor sinal ou em caso de dúvida, a melhor solução é contatar uma Dedetizadora zona norte com profissionais experientes que informem e ofereçam métodos eficazes para eliminar de vez esse problema.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *