Quando começa as inscrições para o Encceja 2020?

    Para quem não teve a oportunidade de concluir nem o Ensino Fundamental e nem o Ensino Médio o governo proporciona por meio do Inep a oportunidade de ter a certificação desses níveis de ensino, através da prestação do exame Encceja, bastando se inscrever, realizar a prova e caso receba a pontuação necessária já poderá ter a chance de aumentar o seu nível em escolaridade e gozar dos benefícios que isso pode trazer, como um maior reconhecimento no mercado de trabalho, aproveitando novas oportunidades em concursos públicos, por exemplo.

    A aplicação da prova do Encceja ocorre todos os anos, sendo a aguardada para agora o Encceja 2020. Todos os anos a inscrição para a prova do Encceja é realizada no primeiro semestre do ano, seguindo com a aplicação da prova Encceja no segundo semestre do ano. Quer se inscrever? Gostaria de saber mais a respeito do Encceja? Então, vamos lá!

    Encceja 2020

    O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é um exame desenvolvido pelo Inep todos os anos, e que ajuda vários jovens e adultos brasileiros a conseguirem ter a oportunidade de finalizar o ensino Fundamental ou Médio apenas com a realização de uma prova, comprovando os conhecimentos necessários para cada nível de ensino. Para poder participar do Encceja 2020 e conseguir a certificação do Ensino Fundamental é preciso que o candidato tenha no mínimo 15 anos, enquanto para receber a certificação do Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos, não existindo idade máxima para nenhuma modalidade.

    Como se inscrever para o Encceja 2020

    Para se inscrever no Encceja 2020 o processo é bem simples, precisando acessar o site oficial clicando aqui. Após o acesso ao site, e estando no período de inscrição, você terá que escolher no menu que aparecer na sua tela nessa página o botão “Inscrição 2020”, sendo redirecionado de forma automática para uma aba onde deverá preencher um formulário com dados individuais e necessários para a realização da sua inscrição.

    Siga todas as orientações necessárias e indique a instituição para onde seu certificado deve ser emitido, escolhendo um local mais próximo da sua casa, finalizando com a escolha do local de prova também mais próximo de sua cidade. Finalize clicando em enviar e aguarde até que a mensagem de que a inscrição foi concluída com sucesso apareça na sua tela.

    Quando começam as inscrições?

    As inscrições para o Encceja 2020 não tem ainda a data confirmada, mas levando em consideração as datas aplicadas para o Encceja 2019 é possível dizer que as inscrições irão começar no primeiro semestre de 2020 e a aplicação da prova será feita no segundo semestre do ano, respectivamente sendo por exemplo nos meses de Maio e Agosto.

    Se preparando para o Encceja 2020

    Para se preparar e ter o melhor rendimento no Encceja 2020 o ideal é estudar bastante pelas provas passadas, pois elas trazem os conteúdos que serão cobrados também agora nas provas do Encceja 2020. Para o nível Fundamental a prova cobra Português, Matemática, Geografia, História, Ciências Naturais, Língua Estrangeira, Artes, Redação e Educação Física. Para o nível Médio a prova cobra Linguagens e Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Redação.

    Leia mais artigos em nosso blog.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *